quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Livro: In search of Schrödinger's Cat

Olá!

Confesso que o que me chamou a atenção neste livro foi a foto do gato na capa. Quando li a sinopse que era sobre física quântica, explicando a Teoria do gato de Schrödinger, achei super interessante e comprei!

Nunca terminei de ler, mas achei o livro interessantíssimo. Ele conta a história das descobertas da física quântica, desde seus primeiros descobrimentos, de que as coisas são feitas de átomos, e que os átomos são feitos de prótons e elétrons... adorei! Um dia termino!


O Gato de Schrödinger é um experimento mental, frequentemente descrito como um paradoxo, desenvolvido pelo físico austríaco Erwin Schrödinger em 1935. Isso ilustra o que ele observou como o problema da interpretação de Copenhague da mecânica quântica sendo aplicado a objetos do dia-a-dia, no exemplo de um gato que pode estar vivo ou morto, dependendo de um evento aleatório precedente. No curso desse experimento, ele criou o termo Verschränkung (entrelaçamento).

O experimento mental do Gato de Schrödinger consiste em um gato preso dentro de uma caixa sem transparências, junto a um frasco de veneno e um contador Geiger ligados por relés, e um martelo. O contador Geiger será acionado ou não. Se for, transmitirá movimento através dos relés; o martelo baterá no frasco de veneno quebrando-o e o gato morrerá. Mas se o contador não acionar, o martelo não quebrará o frasco e o gato permanecerá vivo. 

Esse experimento mental foi proposto por Erwin Schrödinger em 1935 para demonstrar os estados de superposição quântica: só saberemos se o gato está vivo ou morto se abrirmos a caixa, mas se isso for feito, alteraremos a possibilidade do gato estar vivo ou morto. O princípio desta está intrinsecamente ligado ao Princípio da Incerteza de Heisenberg. O estado de superposição quântica acontece quando for desconhecido o estado de um corpo. Se não pudermos identificá-lo, diremos que este corpo está em todos os estados. Não poderíamos inferir, por exemplo, que o gato não está em estado nenhum, já que foi colocado dentro da caixa e sabemos que ele está lá.

FONTE: wikipedia

Tenham um bom dia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário