terça-feira, 21 de junho de 2011

JBC Publicará “Edição Definitiva” de Sakura Card Captors

Em uma matéria da revista Panorama Editorial, Júlio Moreno, da JBC, declarou que ainda este ano a editora irá relançar o mangá Sakura Card Captors – cujos volumes iniciais valem um rim em sites de venda por terem se tornado “raros”.

Só que desta vez a JBC irá disponibilizar uma edição de luxo da obra, ou seja, provavelmente seguirá o padrão apresentado em outras obras publcadas pela editora no formato, tais como Golgo 13 e Hiroshima.

Segundo Moreno, a escolha do título se deu pelo fato de ter sido o primeiro mangá da JBC a chegar às bancas – mas a lenda de ser um dos produtos mais vendidos da casa  até hoje deve ter ajudado na escolha – juntamente de Samurai X em 2001. Na mesma entrevista ele ainda declara que lançarão 10 novos mangás este ano (os 4 primeiros foram Code Geass, Summer Wars, Ga-Rei e Saber Marionette J).

Outra informação importante na matéria é que os quadrinhos japoneses já correspondem a 40% do mercado brasileiro de hqs e que a tiragem dos títulos da editora variam entre 15 e 40 mil exemplares.

Sakura Card Captors teve originalmente 12 volumes, publicados por aqui em 24 edições no formato mini-meio-tanko. Na época o êxito da obra se deu principalmente pelo sucesso da exibição do anime realizada pela Rede Globo (no rápido período em que o canal resolveu investir pesado em animes em sua programação matinal) e Cartoon Network.

Ainda não existem informações sobre a data de lançamento, formato e preço.

FONTE: http://www.jbox.com.br/2011/06/11/jbc-publicara-edicao-definitiva-de-sakura-card-captors/


A maioria de vocês já deve ter lido em algum site ou blog que o mangá de Sakura Card Captor será relançado no Brasil. A novidade, que estava perdida no site da JBC,  foi descoberta por um leitor do blog Chuva de Nanquim e causou um grande burburinho no meio “especializado”. O que alguns talvez não saibam é que a compra dos direitos de um mangá não é rápida, o que pode acabar fazendo a negociação se estender por anos. E apesar de a Conrad Editora ter dado o primeiro passo (mal dado por sinal), lançando Dragon Ball em uma edição definitiva e depois cancelando a mesma, a editora JBC também já dava seus pulos atrás dos direitos dos Kanzenbans de seus maiores sucessos.

Voltando um pouco no tempo lembro uma palestra que assisti com o Marcelo Del Greco na Fest Comix de 2007 (posso estar errado em relação ao ano) onde ele dizia que a editora já estava em negociações para lançar Sakura Card Captor, Samurai X e Shaman King em edições especiais. Esse anúncio da edição definitiva de Sakura e a possível deixa que o publisher Julio Moreno dá na entrevista dizendo que outras surpresas devem ser anunciadas mostram que pelo visto essas negociações estão começando a dar frutos.
Parando para pensar faz bastante sentido começar por esses três mangás, afinal, o mangá de Sakura foi o primeiro que eles publicaram no Brasil, o mangá de Samurai X foi o que teve as maiores vendas da editora e o mangá de Shaman King possui seu final verdadeiro apenas na versão Kanzenban (nome dado às edições de definitivas no Japão).

Outro ponto a favor das edições definitivas é que quadrinhos vendem menos hoje e o público que ainda compra é mais seleto buscando gastar apenas com produtos de qualidade. Sem contar que esse tipo de lançamento acaba conseguindo atingir os leitores de mangás pela internet, afinal, a experiência de uma edição luxuosa é bem diferente de apenas ler a história no seu computador (você terá páginas coloridas em um papel legal, capas novas, alguns textos exclusivos) o que motiva a compra do produto.

Esse relançamento tem tudo para ser um sucesso, Sakura foi um dos animes com mais exposição no Brasil (passou no Cartoon, na Globo e no Boomerang) e essa popularidade que a série ainda ostenta pode ajudar muito na venda do mangá. Se as vendas realmente forem boas a JBC volta a se destacar no cenário nacional de quadrinhos e com certeza às portas ficariam abertas para que os já citados Shaman King, Samurai X, provavelmente Yu Yu Hakusho e muitos outros mangás da editora ganhem edições de colecionadores. E com isso quem ganha somos nós fãs porque às editoras percebendo que queremos algo que preste elas irão buscar oferecer isso, o que não dá pra continuar é otaku elogiando alguns lançamentos porcos.

Eu torço pelo sucesso das edições definitivas porque elas significam um amadurecimento do nosso mercado e espero que tenhamos amadurecido o suficiente. Compare com o mercado norte americano, muito mais estruturado que o nosso, lá eles já têm edições de qualidade de mangás e de animes. O que os fãs querem é poder colecionar algo que vale apena comprar e não um amontoado de papel sem qualidade e mal colado.
Sim, eu sei que edições definitivas tendem a ser caras, mas é com elas que talvez iremos conseguir mostrar para as empresas que trabalham com mangás que desejamos produtos de qualidade e que existe mercado para produtos bons sejam eles edições de luxo ou não. O mercado brasileiro ligado à cultura pop japonesa tem tudo para crescer, mas é preciso que os fãs cresçam também.

Alguns pontos da entrevista de Julio Moreno que achei interesse:
- publico etário da editora são jovens de 13 à 30 anos do sexo masculino. (curioso o primeiro kanzenban ser um título feminino)
- a pirataria na internet não influência diretamente nas vendas. (não consigo acreditar nisso)
- um dos problemas dos quadrinhos ainda é a distribuição. (esse é um velho problema que consegue ser remediado com o lançamento em livrarias, onde os leitores na pior das hipóteses podem encomendar pela internet pelo menos).
Clique aqui para ler a entrevista completa no site da JBC.

FONTE: http://www.trocaequivalente.com/manga/sakura-card-captor-e-a-provavel-investida-da-jbc-nas-edicoes-definitivas/


Bom para os fãs, mas eu já comprei minha edição defininiva de luxo em inglês da Dark Horse. Não só é encadernado grossão como também é com papel branco do bom (nada de papel jornal!) e ainda tem as ilustrações do artbook.

Omnibus Dark Horse vol 1
Omnibus Dark Horse vol 2

Chique assim.

Comprei aqui:

http://www.bookdepository.co.uk/Cardcaptor-Sakura-Omnibus-v-1-Clamp/9781595825223

O vol 2 só lança em 9 de agosto

http://www.bookdepository.co.uk/Cardcaptor-Sakura-Omnibus-Bk-2-Clamp/9781595825919

Frete grátis para o Brasil!

Os fãs podem esperar a versão da JBC, mas não sei não hein...  (rolleyes)

Outros encadernados luxuosos do CLAMP que a Dark Horse lançou:

http://www.darkhorse.com/Search/clamp
Tenham um bom dia!

5 comentários:

  1. Vou sim, amo os cavaleiros de ouro, aprendi a gostar do Aiolia no Episódio G ;p

    Sakura, nunca fui muita fã, muito meigo para mim '-'
    Mas quem sabe eu compro os mangas, para momentos mais felizes da vida '.'

    ResponderExcluir
  2. Que notícia ótima! Tinha recebido através de um conhecido ontem e amei ler aqui tudo com mais detalhes. Eu amo amo amo CLAMP e Sakura é todo especial pra mim.
    Que vontade que deu de comprar essas edições de luxo..e tem até o Gate 7. E o de kimonos...Guerreiras mágicas! Fiquei doida com o site! \0/ Nunca pesquisei mt porque apesar de ter estudado inglẽs não curto mt, mas agora que voltei a estudar...quem sabe não vale a pena investir.
    O mercado brasileiro ainda é complexo.. espero que tenhamos amadurecido suficiente pra poder receber as edições de luxo e alavancar essas vendas. Comprarei se sair por aqui, mas não sei se a maioria estaria disposta a pagar o valor que essas edições valem. Veja o que aconteceu com a Saga G... Sailor Moon bem que podia vir assim também...todo bonitão, com papel legal *sonha*
    bjs e bom dia!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Quanto você pagou pelos mangás Dark Horse? Tenho medo de comprar em sites internacionais... Quanto tempo demorou para chegar? Já saíram os outros dois volumes???

    ResponderExcluir
  4. Olá! Não lembro mais quanto eu paguei nos mangás da Dark Horse, basta entrar no site da Book Depository ver o preço em dólares e converter.

    Demora geralmente 1 mês pra chegar cada livro de lá, é seguro, eu já comprei vários e chegaram todos!

    Os outros dois volumes ainda não saíram, mas no site da Dark Horse já tem a data de lançamento do vol 3.

    ResponderExcluir
  5. Obrigado por responder! :D Estou esperando o volume 1, se chegar mesmo compro os outros. O 3 já saiu!

    ResponderExcluir