domingo, 7 de outubro de 2012

Múmia e Cleo de Nile

A Cleo de Nile é mesmo muito bonita e fashion, e extremamente conservada, claro! 

Cleo de Nile por sailorfirestar
Ela não lembra muito uma múmia de verdade...

Múmia do museu do Vaticano
Uma Múmia é um cadáver, cuja pele e órgãos foram preservados intencional ou acidentalmente pela exposição a produtos químicos, frio extremo (múmias de gelo), umidade muito baixa e etc. Atualmente, o mais antigo cadáver humano mumificado (naturalmente) descoberto foi uma cabeça decapitada, com de 6.000 anos, encontrado em 1936. As múmias mais famosas são as egípcias, destacando-se as dos faraós, Tutancâmon, Seti I e Ramsés II, embora a primeira múmia egípcia conhecida, apelidada de "Ginger", remonta a cerca de 3300 a.C..

Múmias humanas de outros animais têm sido encontradas em todo o mundo, tanto como resultado da preservação natural através de circunstâncias incomuns, como pelo uso de artefatos culturais para preservar os mortos; por exemplo, há mais de 1.000 múmias preservadas pelo clima seco em Xinjiang na China, e mais de um milhão de múmias de animais foram encontrados no Egito, muitos dos quais são gatos.


Mumificação é o nome do processo aprimorado pelos egípcios em que retiram-se os principais órgãos, dificultando assim a sua decomposição. Geralmente, os corpos são colocados em sarcófagos de pedra e envoltos por faixas de algodão ou linho. Após o processo ser concluído são chamadas de múmias. O processo de mumificação durava cerca de 70 dias.

A mumificação era um processo bastante complexo e demorado. O sacerdote (embalsamador) começava por retirar o cérebro do morto, com um gancho, por meio das narinas. Depois, faziam um corte no lado esquerdo do corpo, retirando os órgãos, que eram colocados em vasos próprios e guardados no túmulo, há exceção do coração, que, por ser necessário na outra vida, era recolocado no seu lugar.

Então, o corpo era coberto com natrão (cristais de sal) e deixado a secar durante 70 dias. Após esse processo, as cavidades eram cheias com linho e substâncias aromáticas, e enrolava-se o corpo com ligaduras. Os olhos eram cheios com linho ou pedras pintadas de branco. Também os animais de estimação eram por vezes embalsamados e colocados em sepulturas próprias.


Múmias são comumente caracterizadas no gênero de horror como mortos vivos. Durante o século XX, filmes de terror e outros meios de comunicação de massa popularizou a noção maldições associadas às múmias.

Os filmes mais recentes sobre múmias foram os da trilogia estrelada pelo Brendan Fraser:

A Múmua de 1999:

O Retorno da Múmia 2001:

A Múmia: A Tumba do Imperador Dragão 2008:

Olhem esse filme velho da Múmia de 1932! LOL

E por fim, Cleo é uma abreviação de Cleopatra. Se puderem, eu realmente recomendo que assistam ao filme Cleopatra de 1963, estrelado pela belíssima Elizabeth Taylor:

Tenham um bom dia!


4 comentários:

  1. Eu também adoro trilhas! Acho muito massa! Que matéria legal!
    Cleo é a preferida da minha irmã (que é arqueóloga, e egiptóloga).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não gostava muito da Cleo, mas sempre achei ela muto bonita ^^ No decorrer da série fui gostando mais dela!

      Excluir
  2. Muito lindinha a Cleo! E sim, a atuação da Liz Taylor em Cleopatra deve ser apreciada. Apesar de longo, vale a pena ver o filme. Sem sombra de dúvida a Cleo é muito mais bonita que uma múmia de verdade... rsrsr =)
    Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi o filme clássico da Liz, ela está maravilhosa! Vale a pena mesmo! E sim, aCleo ficou extremamente bem conservada XD~

      Excluir