sábado, 6 de outubro de 2012

Lobisomem e Clawdeen

Continuando com a sessão da origem das monstrinhas...

Clawdeen por jeffach
Acho que a principal diferença entre a Clawdeen e os lobisomens lendários é que estes geralmente são homens que se transformam em lobo (ou algo parecido), e a Clawdeen está sempre na sua forma "loba".

Lobisomem ou licantropo (do grego λυκάνθρωπος: λύκος, lykos, "lobo" e άνθρωπος, anthrōpos, "homem"), é um ser lendário, com origem em tradições europeias, segundo as quais, um homem pode se transformar em lobo ou em algo semelhante a um lobo em noites de lua cheia, só voltando à forma humana ao amanhecer.

Tais lendas são muito antigas e encontram a sua raiz na mitologia grega. Segundo As Metamorfoses de Ovídio, Licaão, o rei da Arcádia, serviu a carne de Árcade, um de seus próprios filhos, a Zeus e este, como castigo, transformou-o em lobo.


Segundo lendas mais modernas, para matar um lobisomem é preciso acertá-lo com artefatos feitos de prata. Nas lendas, a crença na metamorfose humana em lobo é sempre dada por um castigo divino.


O Brasil tem sua própria lenda acerca do lobisomem, variando de acordo com a região. Uma versão diz que a sétima criança em uma sequência de filhos do mesmo sexo se tornará um lobisomem. Outra versão diz o mesmo de um menino nascido após uma sucessão de sete mulheres. Outra, ainda, diz que o oitavo filho se tornará a fera. Outra já diz que é apos a morte de um familiar que possuía a aberração e passou de pai pra filho, avô pra neto e assim por diante.

As pessoas conhecem o licantropo na forma humana através de comportamentos estranhos, como mudança de comportamento, misteriosa e quase sempre com olhos cansados (olheira), o licantropo na forma humana é uma pessoa muito atenta as outras, sempre desconfiando de tudo.

Em algumas regiões, o Lobisomem se transforma à meia noite de sexta-feira, em uma encruzilhada. Como o nome diz, é metade lobo, metade homem. Depois de transformado, sai à noite procurando sangue, matando ferozmente tudo que se move. Antes do amanhecer, ele procura a mesma encruzilhada para voltar a ser homem.

Em algumas localidades diz-se que eles têm preferência por bebês não batizados. O que faz com que as famílias batizem suas crianças o mais rápido possível. Já em outras diz-se que ele se transforma se espojando onde um jumento se espojou e dizendo algumas palavras do livro de São Cipriano e assim podendo sair transformado comendo porcarias até que quase amanheça retornando ao local em que se transformou para voltar a ser homem novamente. No interior do estado de Rondônia, o lobisomem após se transformar, tem de atravessar correndo sete cemitérios até o amanhecer para voltar a ser humano. Caso contrário ficará em forma de besta até a morte. O escritor brasileiro João Simões Lopes Neto escreveu assim sobre o lobisomem: "Diziam que eram homens que havendo tido relações impuras com as suas comadres, emagreciam; todas as sextas-feiras, alta noite, saíam de suas casas transformados em cachorro ou em porco, e mordiam as pessoas que a tais desoras encontravam; estas, por sua vez, ficavam sujeitas a transformarem-se em Lobisomens…" 

Há também quem diga que um oitavo filho que tem sete irmãs mais velhas se torna lobisomem ao completar treze anos. Também dizem que o sétimo filho de um sétimo filho se tornará um lobisomem.

A lenda do lobisomem é muito conhecida no folclore brasileiro, e assim como em todo o mundo, os lobisomens são temidos por quem acredita em sua lenda. Algumas pessoas dizem que além da prata o fogo também mata um lobisomem. Outras acreditam que eles se transformam totalmente em lobos e não metade lobo metade homem.

Algumas lendas também dizem que se um ser humano for mordido por um lobisomem, e não o encontrar a cura até a 12ª badalada desse mesmo dia, ficará lobisomem para toda a eternidade.

As informações acima são da wikipedia.

Eu li muito mais sobre os lobisomens, mas como as informações são contraditórias e inconsistentes, resolvi deixar só essas mais comuns mesmo.

O lobisomem está bem presente na mídia atual, mas o filme mais recente, baseado nos contos de horror mais antigo, é o filme de 2010:


2 comentários:

  1. A minha mãe conta que a sua bisavó encontrou um lobisomem em baixo da cama, pediu para um vizinho dar um jeito no bicho, o cara pegou uma espingarda e atirou nele, no outro dia encontraram um cara ferido no mato, a minha avó morava em sitio.
    Se é verdade não sei, mas todo mundo da minha família conta esta história, não acredito mas, também não duvido.
    Outra coisa que dizem é que se você encontrar um lobisomem e ele não lhe atacar você dizer para ele ir buscar sal amanhã em lá em casa, a pessoas que for a procura do sal é o lobisomem.
    A boneca é muito fofa.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que legal! Meu pai conta que o avô dele jura que viu um boitatá uma vez XD~ também morava em fazenda. Eu acho essas lendas legais!

      Excluir