sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Monstro Marinho e Lagoona & Gil

Curioso o fato de que, por se tratar de um monstro de água salgada, a Lagoona tenha esse nome, que vem de lagoon, lake, lago, ou seja, água doce...
Lagoona por darkodordevic
Infelizmente, eu achei pouquíssima coisa sobre monstros marinhos. Eles são citados como criaturas imaginárias, geralmente de grandes proporções, bastante comuns no imaginário dos navegantes europeus da Idade Moderna. Os mais lembrados são o Monstro do Lago Ness e o Kraken (lula gigante). 

A criatura que eu achei mais parecida com a Lagoona, que deve ter servido de base para ela, é o Monstro da Lagoa Negra:
Gill-man por The Hissing Peppermint
Creature From The Black Lagoon é um filme de terror de 1954, com direito a duas continuações, o  Revenge of the Creature (1955) e The Creature Walks Among Us (1956).

O nome do monstro é Gill-man! Já sabemos então de onde veio o nome do Gil, namorado da Lagoona, não é? O monstro original parece bem à vontade sem um tanque de água na cabeça...

Lagoona e Gil por Kelleeart
O Monstro da Lagoa Negra é anfíbio, capaz de respirar dentro e fora d'água. A aparência associa-o a uma espécie de homem-peixe, com pele escamosa, guelras e membranas como nadadeiras nas mãos e pés. No primeiro filme ele se mostra vulnerável a rotenona, um composto químico usado como pesticida. Ele possui uma força bem superior à humana, característica diminuída no segundo e terceiro filmes. Suas mãos são grandes e com garras, além das membranas entre os dedos. A pele do Monstro é bastante resistente além de um fator de cura que lhe permite se recuperar de ferimentos que seriam fatais para qualquer homem, mesmo os causados por tiros. Foi dito no terceiro filme que o Monstro possui pulmões, ativados quando suas brânquias são machucadas. O Monstro demonstra sofrer de uma fotofobia, adquirida pela permanência em águas escuras do seu habitat. 35% do sangue do Monstro é composto de glóbulos brancos.

Filmes:
Creature from the Black Lagoon

É o último sobrevivente de uma espécie de humanóides anfíbios que viveram na Era Devoniana. Habitava uma remota e desconhecida lagoa localizada numa parte inexplorada da Floresta Amazônica. A criatura aparentemente era conhecida dos nativos pois o capitão do barco Rita, usado pelos pesquisadores, menciona uma lenda local sobre os "homens-peixe".

Após serem encontrados restos fossilizados de outra criatura da mesma espécie, um instituto de biologia marinha financia uma expedição ao Amazonas para pesquisar por mais rastros. O Monstro reage violentamente a invasão dos seus domínios, ao mesmo tempo que desenvolve atração por Kay, a única mulher presente na viagem exploratória. Ele tenta repetidamente raptá-la e constrói um dique para impedir o barco de escapar, além de matar vários membros da expedição. A criatura leva Kay para seu lar submerso, mas um dos sobreviventes consegue salvar a garota, atingir e aparentemente matar o Monstro com vários tiros.


Revenge of the Creature


É revelado que o Monstro sobreviveu mas acaba capturado e levado para um Aquário na Flórida, onde é estudado por cientistas. É tentada uma comunicação com a criatura mas ela consegue escapar e se dirige para o oceano. Mas se atrasa ao raptar uma mulher estudante por quem nutria afeição. Ele novamente é ferido à bala mas consegue mergulhar e desaparecer no mar.



The Creature Walks Among Us


O Monstro sobrevive aos tiros mas é encontrado num rio da Flórida e acidentalmente é novamente ferido. Seus captores percebem que ele está a sufocar, com suas brânquias não funcionando mais. Os raios X mostram que o Monstro desenvolveu pulmões e então realizam uma traqueotomia para desobstruir a passagem do ar. Com isso o monstro começa a respirar como os animais da superfície. Ele é vestido com roupas e fica sob a custódia do Estado da Califórnia, que o mantém aprisionado por cercas elétricas. O Monstro uma vez mais consegue fugir para o oceano mas ali ele se afoga.




Então o Gill-man é do rio Amazonas... será que ele é brasileiro? XD~ não sei o Gil, mas pelo menos nos livros de MH a Lagoona é da Austrália. Será que o Gil gosta de garotas normies? Espero que não... No fim do último filme, o Gill-man só tem pulmões, pois suas brânquias não funcionam mais, e acaba afogado  no oceano... que fim bizarro para um monstro marinho. Na verdade ele parece uma mistura de marinho com de água doce, já que pela história sobrevive bem nos dois habitats, apesar de ser uma criatura anfíbia... vai entender.

Eu nunca vi os filmes (só esses trailers mesmo ^^) e a única referência anterior que eu tinha visto dessa criatura foram em episódios do Scooby Doo!

Scooby Doo # 152
Era pra ter um remake desse filme em 2007, mas até agora nada. Seria legal fazer um revival dele também, e deixá-lo pop como os outros monstros.

Zumbis e Ghoulia

Tenham um bom dia!

Um comentário:

  1. A sua pesquisa ficou muito legal! É realmente difícil coletar dados sobre esse tema e você conseguiu bastante coisa interessante.

    Mandei sua cartinha ontem.
    =*

    ResponderExcluir