sábado, 20 de outubro de 2012

Gorgon e Deuce

Deuce, o filho dos gorgons.
Deuce por Eviit
Mas o que é um gorgon? Pelos cabelos de cobra, e olhar literalmente petrificante, a primeira coisa que vem à cabeça é a medusa, não é? Pois bem. Durante esta pesquisa descobri que originalmente eram três górgonas, a Medusa tinha mais duas irmãs!


Górgona (em grego: Γοργών ou Γοργώ; transl.: Gorgón ou Gorgó) é uma criatura da mitologia grega, representada por um monstro feroz, de aspecto feminino, e com grandes presas. Tinha o poder de transformar todos que olhassem para ela em pedra, o que fazia com que muitas vezes, imagens suas fossem utilizadas como uma forma de amuleto. A górgona também vestia um cinto de serpentes entrelaçadas.


Na mitologia grega tardia, diziam-se que existiam três górgonas: as três filhas de Fórcis e Ceto. Seus nomes eram Medusa, "a impetuosa", Esteno, "a que oprime" e Euríale, "a que está ao largo". Como a mãe, as górgonas eram extremamente belas e seus cabelos eram invejáveis; todavia, eram desregradas e sem escrúpulos. Isso causou a irritação dos demais deuses, principalmente de Atena, a deusa da sabedoria, que admirou-se de ver que a beleza das górgonas as fazia exatamente idênticas a ela.



Atena então, para não permitir que deusas belas como ela mostrassem um comportamento maligno, tão diferente do seu, deformou-lhes a aparência, a fim de diferenciar-se. Atena transformou os belos cachos das irmãs em ninhos de serpentes letais e violentas, que picavam suas faces. Transformou seus belos dentes em presas de javalis, e fez com que seus pés e mãos macias se tornassem em bronze frio e pesado. Cobriu suas peles com escamas douradas, e para terminar, Atena condenou-as a transformar em pedra tudo aquilo que pudessem contemplar com seus olhos. Assim, o belo olhar das górgonas se transformou em algo perigoso. Envergonhadas e desesperadas por seu infortúnio, as górgonas fugiram para o Ocidente, e se esconderem na Ciméria, conhecida como "o país da noite eterna".



Mesmo monstruosa, Medusa foi assediada por Poseidon, que amava Atena. Para vingar-se, Medusa cedeu, e Poseidon desposou-a. Poseidon fez então com que Atena soubesse que ele tivera aquela que era sua semelhante em beleza. Atena sentiu-se tão ultrajada que tomou de Medusa sua imortalidade, fazendo-a a única mortal entre as górgonas. Em outras versões, Atena amaldiçoou as górgonas justamente porque quando Medusa ainda era bela, ela e Poseidon se uniram em um templo de Atena, a deusa ficou ultrajada e as amaldiçoou.



Mais tarde, Perseu, filho de Zeus e da princesa Dânae, contou com a ajuda de Atena para encontrar Medusa e cortar a sua cabeça, com a qual realizou prodígios. Pois mesmo depois de morta, a cabeça continuava viva e aquele que a olhasse nos olhos se tornava pedra. Medusa deu à luz dois filhos de Poseídon, Pégaso e Crisaor.



Também li que os gorgons, quando machos, tem o poder bem mais fraco, a petrificação com seu olhar dura apenas algumas horas, que é o caso do Deuce.


Abaixo, o documentário: Confronto dos deuses: Medusa



Postagens relacionadas:
Zumbis e Ghoulia


Tenham um bom dia!

6 comentários:

  1. Já leu a saga Percy Jackson e os Olimpianos? No primeiro livro se não estou enganada há uma aparição da Medusa. O livro trás referencia a muitos mitos da cultura grega.
    bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu assisti o 1º filme! Inclusive a Uma Thurman fez a Medusa né? Hehe!

      Excluir
  2. Nunca achei graça nestes Monster High's mas adorei a dica do documentário, estou assistindo a todos eles. Obrigado por ter postado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse documentário foi mesmo um achado! Adorei ele, e vi que são vários! Curto muito mitologia! Que bom que gostou!

      Excluir
  3. Hello from Spain: these pictures are very cute. I saw in the stores in my town this guy. he is very cool. Thanks for explaining the story. Keep in touch

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hola Marta! Cada personagem de Monster High foi baseado em algum monstro ou lenda, estou achando divertido desvendar cada uma!

      Excluir