sábado, 12 de março de 2011

Labirinto - A Magia do Tempo

Poster do filme


Labyrinth (br: Labirinto - A Magia do Tempo) é um filme norte-americano e britânico de 1986, dos gêneros aventura e fantasia, dirigido por Jim Henson e produzido por George Lucas.

Têm em seu elenco o músico David Bowie como Jareth, o Rei dos Goblins, que compôs e cantou várias canções para o filme, e Jennifer Connelly como Sarah Williams. O orçamento do filme foi de 25 milhões de dólares e sua arrecadação foi de 12.729.917 dólares.

História:

Sarah Williams é uma jovem que gosta de peças teatrais, em especial as de fantasia. O filme se inicia com Sarah interpretando uma cena de um livro, Labyrinth, no parque perto de sua casa. Naquela noite terá que cuidar de seu irmão, Toby, ao qual não demonstra muito afeto. Ao voltar para casa tem uma discussão com sua madrasta. Depois que seu pai e sua madrasta saem, ela percebe que a tempestade que se inicia está assustando Toby.
Jareth e Toby

Quando vai vê-lo, percebe que seu urso de pelúcia está no berço do irmão, e se revolta pois alguém o tirou de seu quarto. Retorna, então, ao seu quarto, com seu urso de pelúcia e chora enquanto começa a fazer citações de trechos de "Labyrinth" nos quais uma garota recebe poderes do rei dos goblins.

Ela conta uma história, para o irmão dormir, sobre uma garota não suporta mais a situação de escrava em que se encontra e deseja que os goblins levem seu irmão embora, para sempre. Assim que termina a história, Sarah apaga a luz e diz: "Eu quero que os goblins venham e o levem embora, agora!". Repentinamente, Toby pára de chorar. Preocupada, ela volta ao quarto do irmão e percebe que ele sumiu.

Então, uma coruja entra pela janela aberta e se transforma no rei dos duendes, Jareth, que diz a Sarah que seu desejo fora realizado por ele. Arrependida, ela advoga o retorno de seu irmão. Para tanto, Jareth lhe dá treze horas para atravessar o labirinto que separa o mundo exterior do castelo dos goblins, onde Toby está aprisionado. Se Sarah falhar, Jareth transformará seu irmão, definitivamente, num goblin.

O labirinto, no entanto, é muito confuso porque seus portões e paredes mudam de lugar. Além disso, para ultrapassá-los enigmas têm que ser desvendados. Numa das entradas, Sarah encontra Hoggle, um goblin-anão mal-humorado. Ela o convence a ajudá-la em troca de uma bijouteria. Embora Hoggle esteja ajudando Sarah, ele tem medo de Jareth e tenta dificultar a jornada da garota.
Sir Didymus, Ambrosius, Sarah, Ludo e Hoggle

No caminho, Sarah faz muitas amizades com seres estranhos que, contudo, se propõem a a ajudá-la. Juntos passam por várias aventuras. Numa dessas aventuras, Sarah tem que resolver uma charada para passar pelos Quatro Guardas. Se errar a resposta, ela morrerá. Em meio a essa e à outras dificuldades, Sarah terá que resgatar seu irmão do castelo de rei dos globins.
 
Labyritnh é um filme de fantasia no qual os personagens dialogam com suas questões interiores por meio de alegorias.

Há cenas em que Jareth aparece no seu castelo cantando e dançando músicas com os goblins e com o bebê. Essas músicas são parte da trilha sonora feita por David Bowie para o filme.

É um filme da infância, que eu via muito na Sessão da Tarde. Outro dia lembrei dele, baixei e assisti, foi a maior nostalgia!


Minha cena favorita é esta da esquerda, a do baile, dentro dos sonhos da Sarah.

Na época eu achava que ela estava tão bonita como uma princesa, mas quando revi achei extremamente brega XD~



O cabelo dela tá volumoso demais, e simplesmente jogado pra trás, como se ela tivesse sofrido aquela ventania! Colocaram uns enfeites e brilhos pra disfarçar...

E o vestido... anos 80 total! Olha o tamanho das mangas bufantes! Quase maiores que a cabeça dela! que nem o vestido de noiva da Giselle de Encantada XD~ Muito medo da moda dos anos 80.

Há quem compare este filme com A História sem Fim, mas para mim seria mais como Alice no País das Maravilhas ou O Mágico de Oz, já que a heroína vai pra um mundo mágico desconhecido, faz amigos, e depois volta sem um príncipe encantado XD~

Se bem que eu acho que a Sarah deu bobeira. Jareth, o Rei Goblin, tinha de fato se apaixonado por ela, e queria que ela ficasse. Ele lhe disse:

"Apenas me tema, me ame, faça o que eu disser, e eu serei seu escravo"

E sabem o que ela responde?

"Você não tem poderes sobre mim!"

E simplesmente volta pra casa, pra realidade dura e chata...

Aqui o diálogo final dos dois (em inglês):

Sarah: Give me the child.
Jareth: Sarah, beware. I have been generous, up until now. But I can be cruel.
Sarah: (disbelieving) Generous? What have you done that's generous?
Jareth: Everything! Everything that you wanted, I have done! You asked that the child be taken - I took him. You cowered before me - I was frightening. I have reordered time, I have turned the world upside down, and I have done it all for you! I am exhausted from living up to your expectations of me. Isn't that generous?
Sarah: (dreamily) Through dangers untold and hardships unnumbered... I have fought my way here to the castle beyond the goblin city... For my will is as strong as yours... and my kin-
Jareth: Stop! Wait. Look, Sarah, look what I'm offering. (he holds out the crystal) Your dreams.
David Bowie
Sarah: (undeterred) And my kingdom as great...
Jareth: I ask for so little. Just let me rule you, and you can have everything that you want.
Sarah: Kingdom as great... ... damn... I can never remember that line.
Jareth: Just fear me - love me - do as I say, and I will be your slave!
Sarah: My kingdom as great... my kingdom as great... (she looks at him, inspired) You have no power over me!
J-rocker


Quando eu revi esse filme, eu achei incrível em como o David Bowie está parecendo um J-rocker! Mas como se o filme é de 1986? 
 
Um amigo me explicou, que de fato o David Bowie é uma das inspirações para os J-rockers XD~


Eis na imagem ao lado, um exemplo de J-rocker >XD~




A sonhadora Sarah
Esse filme decididamente marcou minha infância! Foi o filme que botou no mapa a Jennifer Connelly.

"Labirinto, um lugar onde tudo é possível, tudo parece possível, e nada é o que parece."

Podem baixar o filme aqui.

Se clicarem nas imagens, poderão visualizá-las em tamanho maior.

Tenham um bom dia!

4 comentários:

  1. Aim, amo muito esse filme. Vc sabe né. hehehe
    Lindo, lindo, lindo. Tudo lindo.
    Inesquecível e apaixonante. Não tem igual, recomendo muito!

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho 13 anos e ja assisti esse fime umas 500 vezes.Certo q é antigo,mas é muito legal.E ainda lançaram o manga q é a continuação do filme...AMO MUITO...

    ResponderExcluir
  3. Eu queria um site que tenha todas as falas do filme..alguem conhece? Estou precisando urgentemente!

    ResponderExcluir
  4. amo amo amo esse filme, assisti mil vezes, tenho o filme e dvd original e marcou minha infância

    ResponderExcluir