quarta-feira, 16 de março de 2011

Gothic & Lolita Bible: edição americana

G&LB Vol 1

Vamos falar da edição americana das Gothic & Lolita Bible - G&LB, mas primeiro, uma breve explicação de o que é Gothic Lolita (sim, copiei e colei da wikipedia u.u).

Gothic Lolita ou "GothLoli" (ゴスロリ, gosurori) é uma moda urbana japonesa popular entre adolescentes e jovens adultas (e por vezes pessoas do sexo masculino), que vestem roupas de inspiradas, em sua maioria, pela moda vitoriana, rococó ou edwardiana e freqüentemente tentam imitar a aparência de bonecas de porcelana ou princesas. A origem do gosurori é uma combinação da moda lolita – que envolve tentar parecer ‘fofa’ ou meiga a ponto de parecer infantil – e certas características da moda gótica.

A cultura japonesa dá muito mais importância a uma aparência e comportamento juvenis do que a ocidental, e algumas mulheres adultas compram coisas como produtos com a estampa da Hello Kitty – que no ocidente geralmente tem crianças como público-alvo. O Gosurori talvez seja uma extensão desse fenômeno, conhecido como "Cultura Fofa".

G&LB Vol 2

O estilo floresceu nos idos de 1997/1998 e se tornou um estilo bem estabelecido, com suas próprias grifes, disponível em diversas boutiques, e até mesmo em algumas grandes lojas de departamentos a partir de 2001. Alguns consideram o gosurori como uma resposta ao movimento Kogal, tido pelas lolitas como “vulgar”, já que envolve exposição do corpo e sensualidade. No entanto, o gothic lolita talvez não possa ser considerado como uma subcultura propriamente dita já que não existe uma ideologia ou um credo comum a todas, um padrão de comportamento, nem música ou arte específicas a serem apreciadas - mas acima de tudo lolitas não são criaturas necessariamente grupais, que buscam socializar com outras lolitas. Sendo assim individualistas, não há como classificá-las como uma tribo.

Gothic Lolita é uma das subcategorias do visual Lolita (Loli). Outras categorias incluem Classic Lolita (mais tradicional, contando com estampas florais, cores mais claras e mais sofisticadas, e com ar mais ‘maduro’), Sweet Lolita (tons pastéis, temas angelicais, renda, laços e flores), Ero Lolita (que usa cinta-ligas, saias mais curtas, corsets e babydolls), Punk Lolita (usa de corsets, tecidos em xadrez, estampas com caveiras), Country Lolita (abusando de estampas quadriculadas e florais para criar o efeito meigo e campestre) e Gurorori (com temas mais mórbidos e obscuros, incluindo muitas vezes tapa-olho, bandagens e sangue falso).
G&LB Vol 3


O estilo foi influenciado e tornado ainda mais popular pela imagem de certas bandas de Visual Kei (ou rock visual, lit. “linhagem visual”), que possuem ou possuíam entre seus integrantes usuários ou fãs do visual lolita. O Visual Kei é um subgênero do rock japonês formado por bandas de visual elaborado, cujas apresentações muitas vezes contam com elementos teatrais – mas com estilo musical que muitas vezes difere de outros grupos enquadrados na mesma categoria. É importante ressaltar que várias lolitas ressentem essa ligação com visual kei e consideram lolitas fãs dessas bandas e ídolos como bandgirls e não lolitas "de verdade": como se as lolitas fãs de visual rock se vestissem de lolita apenas por influência de seus ídolos, para se encaixar com os outros fãs e não por gostarem do estilo.

Embora o termo “Lolita” originalmente possa ser visto como uma referência ao livro de Vladimir Nabokov, e gosuroris geralmente sejam adolescentes, a maioria das seguidoras do estilo não o considera sensual e se incomoda quando ele é interpretado desta maneira. Tentativas de mudar a visão do público geral sobre o estilo Lolita, desvinculando-o da idéia de uma garotinha sensual e tentadora, são freqüentes entre as lolitas ocidentais. Lolitas em geral se apresentam como crianças vitorianas, bonecas, princesas ou jovens recatadas, e preferem parecer ‘meigas’ a ‘sexy’. O uso da palavra pode ser considerado como wasei-eigo, ou o uso de palavras originárias do inglês que ganham outro significado em japonês. O estilo erololita (erotic + lolita), no entanto, usa de influências menos ingênuas. As erololi usam saias rodadas mais curtas, cinta-liga à mostra, corsets e afins – mas a vulgaridade, ainda assim, passa longe.
G&LB Vol 4

Gothic & Lolita Bible É uma revista publicada de maneira irregular e que teve um papel fundamental em promover e definir o estilo. O nome Gothic & Lolita Bible se refere ao fato da revista publicar coisas sobre tanto o gótico quando o Lolita como um todo, e NÃO por ela se dedicar somente ao Gothic Lolita.

A revista de mais de 100 páginas inclui dicas de moda e maquiagem, fotos, moldes para costura, catálogos, receitas, entrevistas com astros do Visual Kei e do estilo lolita ou gótico no Japão (ou até mesmo fora dele), histórias em estilo mangá, poesia e idéias de decoração. A G&LB, como o nome da revista é abreviado, não deve ser vista como um livro de regras de como ser lolita, mas como uma revista de referências e dicas.

Um dos ícones da cultura Gothic Lolita, o escritor Novala Takemoto, escreve para a G&LB e lá dissemina suas idéias através de poemas e colunas.

A versão americana foi lançada nos EUA em fevereiro de 2008, pela Tokyopop. A intenção era publicar quatro volumes por ano, um para cada estação. Contudo, tivemos apenas cinco volumes, conforme as capas publicadas aqui. Eu li na internet fora que a publicação parou devido à crise econômica de 2009, boa parte do staff responsável pela revista foi demitida da Tokyo Pop. Parece que há o interesse em continuar o lançamento, mas no momento, nenhum pronunciamento oficial da editora.
G&LB Vol 5

Eu estava colecionando as revistas... não são lá baratas, mas como eram apenas quatro por ano, valia o investimento.  Eu só não tenho o volume 2! Ele esgotou muito rápido, agora já cha usado no amazon, mas tá caro... Sou apaixonada pelo estilo, desde que descobri a respeito! Mas não me visto assim. Uma vez tentei fazer um visual, escolhi modelos da própria G&LB e mandei fzer na costureira. Postei fotos na finada comunidade do orkut e as lolitas de lá me acabaram XD~ daí então nunca mais tentei montar um visual. Sei lá, agora me sinto meio velha pra isso... Mas como acho muito bonito, estava comprando as Bibles, que  agora estão em hiato por tempo indeterminado... espero que não por definfitivo! A G&LB original japonesa continua saindo, claro, mas são ainda mais caras, e é um material que eu não consigo ler... então, só compro se for em inglês mesmo.

Cliquem nas capas para vê-las ampliadas!

O Volume 1 está disponível para download AQUI.

Baixem também o clássico filme lolita Shimotsuma Monogatari ~ Kamikaze Girls!


Tenham uma boa noite!

3 comentários:

  1. Nossa, eu não sabia que tinha uma revista assim!!!
    *-*
    (Ah, eu comento no seu fotolog! Vi o link lá e resolvi passar. lá no fotolog sou a /mizunosama)
    Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a revista é ótima! Lembro que comprava da amazon por uns R$ 33,00! E ela sumiu... ;_; tomara que volte!

    ResponderExcluir
  3. Hey there! I'm at work surfing around your blog from my new iphone 3gs! Just wanted to say I love reading your blog and look forward to all your posts! Carry on the outstanding work!

    My web page :: how to get rid of static cling
    my website: Static eliminator

    ResponderExcluir