terça-feira, 15 de março de 2011

Animes da Infância

Como foi que vocês entraram em contato com o universo dos animes?
O primeiro anime que eu vi na vida foi Zillion. Passava na Globo aos domingos de manhã e eu não fazia idéia de que era anime, claro. É um anime de 1987 com 31 episódios e um ova.
Zillion

A história do anime se passa no ano 2387. O planeta Maris é considerado uma Segunda Terra, onde há uma grande colônia de seres humanos. Neste ano Maris é invadida pelo império Noza que inicia um violento ataque aos habitantes do planeta. O objetivo dos Nozas é usar o planeta para perpetuar a espécie antes que a última geração pereça.

Mas a situação começa a mudar quando são encontradas três pistolas com alto poder de fogo. Estas pistolas recebem o nome de Zillion. É formada uma equipe especial com três agentes de elite que terão a missão de enfrentar os Nozas.

A equipe conta com Champ, Apple e J.J., Dable (Dave), Amy (Emi) e o robô Bongo (Opa-Opa, personagem do jogo Fantasy Zone da Sega). O esquadrão liderado pelo chefe Gordon (Gord) recebe o nome de White Knights (erroneamente traduzido do original White Nuts (em japonês: ホワイト・ナッツ, Howaito Nattsu?)). O império Noza era comandado pela rainha Adamis (Admiss) e pelo Barão Ricks.

Na verdade a série não deveria ter acabado tão cedo. O que aconteceu foi que houve uma briga entre a Sega e a Tatsunoko e então o contrato se fechou, tanto que no final a história acaba meio que sem sentido.
A pistola Zillion

No final quando os White Knights derrotam os Nozas, as Zillions não deveriam ter ido embora. Na verdade elas iriam para o lugar onde os seres superiores estavam (aqueles que haviam enviado a Zillion), e ai se iniciaria uma 2° temporada do desenho. Porém como o contrato acabou eles tiveram que encerrar completamente o projeto Zillion, mas depois disso, a Tatsunoko em virtude dos fãs fez um OVA (Original Video Animation) para presenteá-los. Infelizmente a animação não foi exibida no Brasil, mas é possível encontrá-la em alguns sites de fãs.

É difícil encontrar pra baixar! Eu estou procurando... Estão vendo a pistola acima? A SEGA lançou, era caro mas vendeu pra caramba! Meu irmão tem uma, está lá em casa, até hoje, na caixa, com todos os acessórios! Infelizmente não funciona mais... a parte de colocar as pilhas está toda enferrujada... Talvez tenha conserto.

Doraemon
O próximo anime que lembro de ter visto foi Doraemon, o gato do futuro, azul e sem orelhas que tirava e colocava tudo quanto era coisa no seu bolsinho! Passava no Clube da Criança na época em que a Angélica apresentava, fazia tanto sucesso que tinha um cara fantasiado de Doraemon no programa, e a Angélica até compôs uma música pra ele!

"A série se tornou incrivelmente popular, acabando com 1049 episódios, em Março de 2005. Para celebrar o aniversário do anime, foi feita uma nova série de Doraemon, que foi ao ar em 15 de Abril de 2005, com novos atores para a dublagem e atualização dos personagens."

Eu ri! Pra celebrar a série de 1049 episódios, fizeram uma nova XD~ Claro que não passaram todos os episódios no Brasil.

Aqui a música da Angélica pro Doraemon:

Doraemon gigante de Lego
Super Cat 
 Angélica

Su su super cat
Gato danado inimigo do mal
É tão charmoso faz um tipo fatal
Quem bobear dança conforme a música
Su su su supercat
Cheio de graça, cheio de alto astral
Pra qualquer gata ele é a gato ideal
Tão carinhoso até demais da conta
Se sente bem demais no seu cantinho
Gosta de ter alguém sempre juntinho
É sem vergonha é super danadinho
Super cat super cat
Miau, miau, miau
Ele é o gato gato super super gato não faz mal



Já assistia os tokusatsus na Manchete (vou deixar isso pra outro tópico ^^) mas aí de repente o canal começou a exibir animes... estava zapeando os canais, quando na Manchete está passando Cavaleiros do Zodíaco, por acaso, o primeiro episódio, no dia da sua estréia no canal! No Brasil, a série começou a ser exibida pela extinta Rede Manchete entre 1º de Setembro de 1994 a 12 de Setembro de 1997 (voltando para uma última exibição em 1º de Janeiro de 1998).



Seis anos antes dos eventos descritos pela série, cem órfãos do Japão são enviados para diversas partes do mundo para que se tornem lendários guerreiros conhecidos como "Cavaleiros", soldados sob o comando da deusa grega Atena. Tais guerreiros são protegidos por uma constelação celestial.


Cavaleiros de Ouro - os preferidos de todos

O poder dos Cavaleiros se origina do entendimento da natureza do "Cosmo", uma essência espiritual que teve origem com o Big Bang. O conceito do "Cosmo" dita que cada átomo do corpo humano é similar a um pequeno sistema solar, e como o corpo possui bilhões de átomos, sua totalidade forma um "pequeno Cosmo" ou um "pequeno universo". Cada pessoa possui um Cosmo único, e os Cavaleiros são capazes de utilizá-lo para realizar atos sobrehumanos.

O foco da história é em um dos órfãos chamado Seiya. Enviado para o Santuário na Grécia para se tornar o Cavaleiro de Pégaso, ele cumpre sua missão após seis anos de treinamento e retorna ao Japão para rever sua irmã mais velha. Como a mesma desapareceu no mesmo dia em que Seiya viajou para o Santuário, Saori Kido, a neta do homem que enviou todos os órfãos para treinar, faz um trato com ele e o convence a participar da Guerra Galática, um torneio que reúne os órfãos que se tornaram Cavaleiros para que se enfrentem em busca do prêmio: a Armadura de Ouro de Sagitário. Se Seiya participasse e ganhasse, Saori iniciaria uma busca por sua irmã.

Gashapons

Durante a série, Seiya se torna amigo e aliado de outros Cavaleiros de Bronze: Shun de Andrômeda, Shiryu de Dragão, Ikki de Fênix e Hyoga de Cisne. Juntos, eles lutam para protger a deusa Atena de qualquer perigo, assim como seus antecessores fizeram durante milênios. Ou seja, é um loop sem fim, a cada 200 anos a deusa Athena renasce na terra e junto com seus cavaleiros, luta contra as forças do mal...

Reparem como os bonecos à esquerda são bem feitos! (e caros...) na época da Manchete, vendia uns bem tosquinhos e feios! E nem tão baratinhos assim... Lá em casa ainda tem alguns do meu irmão...

E então... Sailor Moon, o primeiro shoujo que eu assisti na vida! A série clássica exibida na Manchete teve 46 episódios, e é e sempre será melhor! (não gostei muito das outras fases, que passaram posteriormente no Cartoon Network). A dublagem da série classic também foi muito melhor que as seguintes.

Minha sailor preferida desde aqueles tempos, é a Sailor Vênus, Minako Aino. Inclusive, eu adotei o nick de Lady Vênus por muuuuito tempo nos foruns de anime afora.

Em Tóquio, Usagi Tsukino é uma garota chorona, comilona e comum. Em um certo dia, no caminho para a escola, ela encontra um grupo de garotos batendo em uma gata de rua.

Usagi salva a gata e tira um curativo da testa dela que escondia uma meia-lua. Mais tarde a gatinha aparece no quarto de Usagi e começa a falar com ela, apresenta-se como Lua e lhe entrega uma missão: a de ser uma Sailor guerreira, defensora do bem, destinada a enfrentar demonios e se unir com outras sailors para encontrar a Princesa da Lua que habita a terra. Usagi recebe um broche especial que a transforma na guerreira Sailor Moon quando ela grita "Pelo poder do Prisma Lunar". Sua arma especial é a Tiara Lunar, a qual ela lança dizendo "Tiara Lunar, ação". Mais tarde Lua lhe da uma caneta que lhe permite se transformar em qualquer tipo de profissional, basta dizer "poder lunar". Não vou falar muito, pois provavelmente ainda farei um post só desse anime.



Simultâneamente, passava Guerreiras Mágicas de Rayearth no SBT aos sábados de manhã. Minha guerreira favorita é a Lucy/Hikaru Shidou, e gosto muito da Caldina também.

Durante uma excursão escolar à torre de Tóquio, três estudantes: Hikaru Shidou, Umi Ryuzaki, e Fuu Hououji são convocadas pela Princesa Esmeralde para salvarem Zephir.

Ao chegarem lá são recebidas pelo Guru Clef. Clef conta tudo sobre aquele mundo mágico, e que Princesa Emeralde havia sido raptada pelo sumo-sacerdote Zagard.

As três garotas, foram convocadas para se tornarem Guerreiras Mágicas de Zephir. Para conseguir isso, Clef deu a cada uma delas uma armadura que evolui conforme seu desempenho e poderes diferentes: Hikaru-Fogo, Umi-Água e Fuu-Vento. Para se tornarem Guerreiras Mágicas, elas precisavam de encontrar Priscila, a ferreira de Cephiro. Priscila fez para cada uma delas espadas feitas de um mineral lendário chamado Escudo, o único mineral que faz espadas que evoluem e logo após faze-las é morta por um monstro de Askot. Depois de receberem as espadas feitas por Priscila, Hikaru, Umi e Fuu foram atrás de seus respectivos Espíritos (Mashins) Rayearth, Selece e Windam, com a ajuda de Mokona, que indicava-lhes o caminho.

No SBT também passava Dragon Ball, que na minha opinião é a fase mais divertida entre todas as que vieram depois.

A história de Dragon Ball (esfera do dragão) conta a vida de Son Goku, um menino morador da Montanha Paozu com cauda de macaco, baseado na lenda chinesa Jornada ao Oeste (西遊記), desde as suas aventuras enquanto criança até se tornar avô. Durante a sua vida, participa de muitas batalhas com adversários cada vez mais fortes, procurando sempre aumentar a sua força. Nas suas viagens, Goku conhece várias pessoas, criando muitas vezes uma amizade muito forte com elas que os ajudam a vencer os vilões da história.

As Esferas do Dragão são alguns dos componentes da história. São sete esferas de cristal alaranjado, mágicas, que estão espalhadas pelo planeta e que possuem estrelas no seu interior (de uma a sete). Quando todas são reunidas, se o portador souber as palavras mágicas, são usadas para invocar o dragão Sheng Long que realiza um desejo (com alguns limites). Depois do desejo ser concedido, as esferas transformam-se em pedra e espalham-se pelo planeta, ficando impossíveis de serem usadas e detectadas durante um ano. Em tempos passados, demoraria gerações para procurar e juntar as esferas. No entanto, no início da história, uma garota chamada Bulma (filha de um dos maiores gênios da cidade, o dono da Corporação Capsula - fábrica existente no anime) cria o Radar do Dragão para detectá-as, tornando o processo mais fácil e rápido do que deveria ser. No decorrer da série, as "Dragon Balls" deixam de ser o tema principal para serem apenas um elemento secundário.

E quem lembra de Fly? Foi exibida também no SBT em 1996, mas nunca passaram todos os episódios. A história do anime começa quando o reino de terror do Grande Rei Demônio Hadler acabou. O grande herói espadachim conhecido como Avan, acompanhado por seus amigos Loca (um outro poderoso guerreiro), Leyra (uma clériga especializada em magias de cura) e Matoriv (um mago cuja especialidade eram magias de fogo) derrotou Hadler em uma grande batalha conhecida como "A Batalha dos Reis". Após a derrota do Rei Demônio, todos os monstros ficaram livres da força conhecida como "Evil Will", que é responsável por tornar boas criaturas em máquinas assassinas. Isto não fez com que a apreensão das pessoas ficasse menor diante daquelas criaturas que um dia foram ameaças mortais. Então, o grande herói Avan reuniu todos os monstros bondosos e levou-os a uma ilha que foi batizada de Ilha Demlin.

A abertura era clássica, todo mundo sabia cantar de cor!

Fly, Fly, Fly, quer a paz que o inimigo destroi
Fly, Fly, Fly, um pouco de mago e muito de heroi

Voar por terras distantes, ser um heroi de verdade

Aprender a Lancar a magia, em horas de dificuldade

Vovo sempre quis me ensinar, um dia vou ter que aprender

Pra lutar contra as forcas do mal, muita gente tem que saber

sempre tem qm precisa de ajuda, A justica em primeiro lugar

Pois todo heroi de verdade, pelo bem sempre tem que lutar

Fly, Fly, Fly, quer a paz que o inimigo destroi

Fly, Fly, Fly, um pouco de mago e muito de heroi

Fly, Fly, Fly, quer a paz que o inimigo destroi

Fly, Fly, Fly, um pouco de mago e muito de heroi

E Akira então! Não lembro se passava na Band ou se na Record, mas foi o primeiro "desenho" violento que eu vi na vida! Eu era pequena, e além de ser o primeiro do gênero que eu assisti, ainda por cima é um dos mais violentos que tem!

Akira, gira em torno da ideia básica de indivíduos com poderes sobre-humanos, em particular as capacidades psicocinéticas, mas grande parte da história não se concentra apenas nestas capacidades, mas sobretudo nas pessoas envolvidas, problemas sociais e políticos. O comentário social não é particularmente profundo ou filosófico, mas sobretudo um olhar crítico sobre a alienação da juventude, a ineficiência e corrupção do governo, e um sistema militarizado, desagradado com os compromissos da sociedade moderna.

Muitos outros animes vieram pela Manchete (lemrbam do US Mangás que passava nas sextas à tarde?) mas isso eu vou deixar para outro post...

5 comentários:

  1. O primeiro Animê que eu vi foi Cavaleiros! Me lembro até hj, eu tinha uns 5 anos, estavamos colocando a antena parabolica e quando o rapaz estava sintonizando vi o shiryu de dragão e pedi na mesma hora para o homem voltar o canal, basicamente expulsei o rapaz de casa para poder assistir o capitulo, dai foi amor eterno e vieram varios e varios outros animês! *_*

    ResponderExcluir
  2. Ai que saudades!
    Sabe que nem lembrava que essa msk da Angélica era por conta de Doraemon! Essa semana estou revendo Guerreiras Mágicas! Nossa, tempos incríveis de infância! Via todos esses animes e os tokutastus tb.
    Pois é..Sailor Moon, primeiro shoujo!!!Lembro de ver e achar o lance de ter uma heroína parecido com a Patrine, que dizia coisas parecidas!
    bjsss

    ResponderExcluir
  3. Eu baixei Guerreiras Mágicas dublado também e assisti tudo! Baixei Shurato da Manchete mas não consegui assistir x.x Tava achando muito chato XD~ Ah mas é muito legal sim. Eu quero rever Patrine, mas não acho pra baixar! Bem que podiam lançar o dvd, eu iria comprar! Já estão lançando dvds de tokusatsu mesmo...

    ResponderExcluir
  4. Nossa, fiquei nostálgica agora. hahahaha
    Ai que saudades! A Manchete me abriu um mundo que até então nem fazia idéia que existia, depois veio o SBT, Globo, Record e Band, que começaram com essa onda tbm.
    Cavaleiros do Zodíaco, Sailor Moon, acho que foram meus primeiros, não tenho certeza viu. hahahaha
    Depois vieram Dragon Ball, Pokémon, Sakura Card Captor, Yu-Gi-Oh!, Samurai X... enfim.
    O Zillion, eu lembro da pistola, que meu primo tinha, mas não me lembro de ter visto o desenho na tv, pode até ser q eu tenha visto alguma coisa, mas sinceramente não me lembro.
    Akira eu só vi depois mesmo, não cheguei a saber qdo passou na tv. :(
    Agora, fugindo um pouco do assunto, um clássico que devo à Globo, é "Caverna do Dragão". hehe Meu primeiro RPG e eu nem sabia disso, nem sabia o que era um RPG. hehehehe
    Ai como é bom lembrar dessa época. ;)

    ResponderExcluir
  5. Eu sou extremamente saudosista! Adoro coisas relacionadas à minha infância! Ainda faço post de outros desenhos da infância que não são animes. Todo mundo ama Caverna do Dragão, acho que merecia um remake, e com final desta vez! Você assistia Jam e as Hologramas?

    ResponderExcluir