domingo, 29 de maio de 2011

Barbie Fashion Fever x Fashonistas: retrospectiva

A finada linha Fashion Fever já estava bem ruinzinha, perdeu a glória dos tempos passados e já estava decepcionando os colecionadores havia alguns anos já. Na minha opinião, as coleções Fashion Fevers mais legais foram a United Colors of Benetton:


E a coleção Fashion Fever Tokyo Style de 2004:

Tokyo Drew Fashion Fever – G8010 – Wave B
Tokyo Kayla Fashion Fever – Wave B
Tokyo Teresa Fashion Fever – Wave B
Tokyo Barbie Fashion Fever – G9008 – Wave B

Posso dizer que a decadência começou em 2007 quando a Mattel as lançou com o corpo "rã".

Comparação de corpos
Em 2008 voltou com o corpo Belly Button, com a novidade dos braços articulados que deixou muitos colecionadores felizes, já que possibilitava inúmeras poses e tal.

Fashion Fever 2008
Até que finalmente, em 2009, tivemos uma bela surpresa, a primeira coleção Fashionista! Desta vez, totalmente articulada, possibilitando mais de 100 poses, segundo a caixa.

Fashionistas 2009
Só que elas tinham o joelho feio, e quando posicionadas sentadas, ficavam com as pernas abertas... os joelhos tinham posições limitadas, só dobram para trás, e eram bem feios, principalmente vistos de trás... Eis que a Mattel trocou os joelhos pelo mesmo modelo usado nas pivotais collectibles, joelho com junção de bola, possibilitando mais poses, mais belos aos olhos, e também uma canela mais fina:

Fotos por /meanqueen119 do Flickr

A primeira coleção das Fashionistas foi relançada com os joelhos novos, e logo veio a segunda, desta vez com a presença do Ken:
Fashionistas 2010
Em seguida, mais uma inovação, as Swappin' Style, em que se pode trocar a cabeça da doll.

Fashionistas Swappin' Styles 2010
Primeira geração de cabeças
Fashionistas Swappin' Style 2011
Fashionistas in the Spotlight Wave 1
Fashionistas in the Spotlight Wave 2
Segunda geração de cabecas
Existem mais dolls fashionistas e mais cabeças, que vieram em packs, mas eu estou postando apenas as coleções principais.

No geral, as Fashionistas são muito requisitadas pelos colecionadores devido ao corpo articulado. Não sei se as crianças gostam... a afilhada da minha mãe de 8 anos me disse que não gostava pois as dolls ficam mais difíceis de "controlar" durante as brincadeiras, e que também era mais difícil de trocar a roupa. Eu pessaolmente imagino que essas articulações devem quebrar fácil nas mãos das crianças... (me refiro àquelas mais destruidoras mesmo) mas quem compra em peso essas dolls são os colecionadores mesmo, se a gente tá satisfeito, isso é o que importa!

Contudo... sinto falta da variedade étnica que tínhamos na linha Fashion Fever. As Fashionistas tem todas o MESMO mould face generation girl, com exceção da Artsy, claro; e também tem o mesmo tom de pele, menos a Artsy que é morena. Uma Fashionista pálida seria EXTREMAMENTE útil, pois a maioria das collectibles são pálidas, e tem MUITA gente querendo dar corpos pivotais para elas! Os fashions dessa linha são repetitivos, não aguento mais tanto rosa... quando querem variar, colocam roxo... a playline com as roupas mais legais são as S.I.S. e só.

Tenham um bom dia!

11 comentários:

  1. nossa!!, vc detalhou tudo sobre as Fashion Fever e Fashonistas!, tá uma especialista no assunto!, e , por acaso vc conhece as bonecas Nuby?, elas parecem ser normais mas são mais do estilo Polly, vindo com muitos acessórios, mas adequados para crianças, mas mesmo assim eu gostava delas, e fazia poses diferentes na minha Nuby praia para tirar fotos.

    http://www.estacaodosbrinquedos.com.br/2009/index.php?ir=produtos&busca=nuby+fast+food&categoria=&faixa_etaria=&sexo=&marca=

    Sobre sua pergunta, tenho sim várias (mas não um exagero todo, ok?), adivinha quais foram umas das minhas favoritas?, a barbie sereia, aquela que muda a cor do cabelo quando botava na água gelada!

    ResponderExcluir
  2. A primeira wave das Fashionistas tinha um Ken também: aquele loiro que vinha com o chapeu preto (muito legal, por sinal), camisa azul, jeans e tênis branco.

    M. Linden

    ResponderExcluir
  3. Prefiro as Fashion fever (nem sabia que existia essa de tokyo!) Antes eu preferia as fashionista mais agora prefiro as fever pq a de tokyo é uma doll harajuku! (e a mattel nunca inventou até hoje uma doll fashionista haajuku ¬¬! E eu amo o harajuku :D!)


    Bjs, Teresa!

    ResponderExcluir
  4. Você disse tudo. Uma das coisas que mais me chatearam foi o fato de todas (menos a artsy) possuirem o mesmo tom de pele. Estou a procura de um corpo articulado para minha Basic Jeans nº 5 e achava que as fashionistas seriam minha salvação... Infelizmente todas são mais morenas que a minha. Agora minha esperança está nas novas Basics que virão com corpo articulado ou na ruiva ou loira da linha Pop Life. Só me resta testar se o tom de pele baterá.

    ResponderExcluir
  5. eu tenho a sassy acho ela lindaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. a mattel colocou o mesmo tom de pele nas dolls pq se queremos torcar as cabeças,a cor deve ser a mesma ,nao é?entao tds(menos a artsy)tem o corpo da mesma cor.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns pela matéria. Sou colecionador e concordo plenamente contigo. Estou espantado com a beleza das Benetton, na época eu não colecionava, uma pena. Felizmente as Fashionistas começam a dar um novo suspiro com a retirada dos bustos removíveis e a novidade de dois face Mold que não eram usados Raquelle (com face mold novo próprio) e Summer (que esta a usar um face mold diferente tb). Só resta agora esperar que futuramente tragam novas bonecas e mais variedade, só o que me deixa triste é não trazerem o Face Mold Teresa de volta, pois aquele rosto que ela usa agora sempre foi da Summer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! As Benetton são realmente maravilhosas! Uma pena eu ter perdido essa coleção!
      Nas novas fashionistas a Raquelle veio com o mould face da lea/kayla, e o da Summer eu não prestei atenção em qual é, mas já é um avanço com relação às fashionistas anteriores... Vamos ver as próximas novidades...

      Excluir
  8. eu acho as fashionistas muito melhor do que as outras barbies porque as fashionistas são 10 vezes mais bonitas e mechem os braços e as pernas eu tenho uma barbie fashionista e com ela eu acho muito mais divertido brincar.

    ResponderExcluir
  9. as outras bonecas ainda querem conpetir com as fashionistas,que
    bestas acho que nao se enchergam nao é possivel estão cegas além de orriveis ainda estão fora de moda.
    -----

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho Barbies Fashionistas acho q são mais bonitas, e tbm tenho as da Dream in te Dream House q são articuladas tbm, Adoro Bonecas articuladas...

    ResponderExcluir