sábado, 12 de março de 2011

Return to Labyrinth

No post passado eu escrevi sobre o filme Labyrinth, de 1986. Neste agora vou escrever sobre a sequência em mangá que foi lançada nos EUA.

 
Wallpaper por Chris Lie
Return to Labyrinth é um mangá original americano baseado no filme de fantasia do Jim Henson, Labyrinth. Jake T. Forbes é creditado como o criador e roteirista, e Chris Lie é o desenhista. As belíssimas capas de todos os 4 volumes foram desenhadas pela Kouyu Shurei (mangaka conhecida por sua obra Alchino). Labyrinth foi publicado pela Tokyopop entre 2006 e 2010. A história tem início 13 anos depois dos acontecimentos mostrados no filme, e o protagonista é o Toby, agora já adolescente.
Traço interno do mangá (Jareth e Toby)


Sinopse do site da Tokyo Pop (traduzido por mim):

"O Rei Goblin sempre observou de perto o Toby. Seus asseclas sempre protegeram a criança secretamente... Legiões de goblins trabalharam por trás do pano para que Toby tivesse tudo o que seu coração desejasse, preparando-o para o dia em que ele retornaria ao Labirinto e recebesse seu lugar de direito ao lado lado de Jareth como seu sucessor ao Reino dos Goblins...
Este dia chegou...
Mas ninguém avisou o Toby."


As capas, como mostradas abaixo, são maravilhosas! Isso me encheu de expectativa quando resolvi comprar o mangá. Mas infelizmente o traço interno não chega nem perto de ser tão glamouroso e lindo como o maravilhoso e etéreo traço da Kouyu Shurei T_T O mangá está cheio de personagens novos, mas claro que os antigos tem sua participação, mesmo que pequena (afinal, eles já foram as estrelas do filme!)

Volume 1: Capa: Jareth e Toby.

Mais de uma década se passou desde os acontecimentos de Labyrinth, onde Sarah derrotou o Rei dos Goblins, e resgatou seu bebê meio-irmão, Toby. Jareth, o Rei dos Goblins, observou Toby enquanto este crescia e se tornava um adolescente, e secretamente, dava-lhe tudo o que ele desejasse, independentemente de sua acessibilidade, adequação, ou escala. Através dos anos, Toby notou o estranho modo pelo qual todos os seus desejos se tornavam realidade, mas nunca entendeu a razão por trás disso. Apesar disso, ele parece ter se tornado um garoto razoavelmente bem ajustado na adolescência. Ele não tem nenhuma lembrança do tempo em que foi seqüestrado por goblins e nenhuma idéia que a Sarah o resgatou. Sarah se tornou professora de inglês do colégio.

Jareth tem observado Toby, ao que parece, porque ele ainda tem a intenção de que Toby se torne seu herdeiro. O prazo está chegando ao final, e outros indivíduos, incluindo uma misteriosa rainha e o prefeito de Goblin City, estão de olho no trono. Jareth eventualmente atrai Toby de volta para o Labirinto, onde ele encontra várias criaturas, incluindo algumas que sua irmã encontrou durante a sua própria aventura.



Volume 2: Capa: Mizumi, O Sábio, e Toby.

Imediatamente após Volume 1, Jareth nomeia Toby seu herdeiro e desaparece. Mizumi, a rainha de Moraine, e suas duas filhas decidem ficar com Toby no Castelo Goblin "para ajudá-lo". Após um breve tumulto no museu da "História do Toby", Toby abraça seu destino como o novo líder dos goblins e começa a treinar para o papel. Mizumi se voluntaria para ensinar magia a Toby, presenteando-o com um pequeno frasco de água mágica de Moraine. Durante suas aulas Mizumi revela sua história romântica com Jareth e sua posterior construção do Labirinto "para manter todos, [incluindo Mizumi] fora".

Um flashback mostra Jareth após Sarah ter resgatado Toby. Ele parece frustrado e inquieto, e os goblins, que acreditam que ele está perdendo seus poderes, preparam-se para a revolta. Jareth visita Mizumi em Moraine, onde ele pede que ela prepare uma ablação para ele. Quando Mizumi pergunta o que ele oferece em troca, ele propõe uma aposta, dizendo que se ele vencer, ela mantém a ablação, mas se ele perder, então o reino dos goblins e seu rei serão da Mizumi para ela fazer o que quiser. Mizumi concorda e dá Jareth treze anos para completar a aposta; exatamente o que a aposta implica não é revelado ao leitor.

Os estudos de Toby interferem na sua missão de encontrar as asas da fada Hana, que começa a procurá-las por conta própria. Com a ajuda da Moppet, Hana descobre uma porta trancada em uma torre do Castelo Goblin. Depois de destrancar a porta, eles descobrem um quarto muito semelhante ao quarto que Sarah tinha na adolescência, que também possui um armário cheio de roupas elaboradas e uma fechadura de masmorra na porta. Neste ponto, Moppet começa a se sentir desconfortável ao reconhecer a melodia que toca na caixa de música ("As the World Falls Down", música do David Bowie do filme) e tem uma visão do Jareth exigindo o seu amor. Drumlin, uma das filhas da Mizumi, a tranca no quarto e começa a destruí-lo.

Durante este tempo, Mizumi leva Toby ao Ministério das Profecias onde procuram uma profecia para Toby. Toby só ouve parte da profecia, deixando de fora um presságio perigoso das coisas que estão por vir. Quando Toby e Mizumi retornam ao castelo, Toby vê a Moppet caindo. Desesperado para salvá-la, ele magicamente estende os braços para pegá-la, mas enquanto salva sua vida sua máscara cai revelando a sua verdadeira face. Toby imediatamente a reconhece como uma versão mais jovem de sua irmã, Sarah, mas com cabelo loiro e pele mais bronzeada.

Em outro lugar, duas criaturas reptilianas em capas conversam sobre uma conspiração contra alguém importante. A cena corta então para Sarah, que está dando notas para trabalhos, quando ela ouve uma batida na porta. Quando ela abre, é Jareth que está diante dela.


Volume 3: Capa: Moulin e Drumlin com Mizumi ao fundo.

Depois que o rosto da Moppet é revelado, Drumlin é levada para as masmorras, Mizumi e Spittledrum se preparam para dar a Toby uma explicação. Um dos poderes da Mizumi, diz ela, é a capacidade de criar ablações, para remover determinadas características de seres vivos e dar-lhes forma e autonomia. Moppet, ela revela ser a ablação que ela criou como parte de seu negócio com Jareth. A seu pedido, ela roubou uma parte da Sarah Williams, a que o assustava mais: seus sonhos. (Mais ou menos ao mesmo tempo, Toby relembra que a Sarah real desistiu do teatro e de contos de fadas e parou de contar-lhe histórias sobre seus amigos do Labirinto). Está implícito, mas a Mizumi não afirmou explicitamente que os termos da aposta entre ela e Jareth eram de que o Jareth tinha que fazer com que Moppet o amasse.

Durante alguns anos, Jareth manteve Moppet como prisioneira trancada no quarto da torre. Isso temporariamente restaurou o seu poder sobre o reino dos goblins, mas como ele não conseguiu fazer com que Moppet o amasse, seus velhos problemas voltaram. Se Moppet escapou de Jareth ou foi descartada não é deixado claro, mas Spittledrum conta a Toby como ele encontrou a Moppet no meio do povo do lixo e trouxe ela de volta à cidade. Um dia, ele diz, Jareth viu Moppet e confrontou Spittledrum. Ele disse a Spittledrum para manter a Moppet fora do palácio e deu-lhe uma maçã. Se Moppet mencionasse qualquer coisa sobre um quarto trancado, disse ele, Spittledrum deveria dar a maçã a ela.

Encerrando a reunião, Mizumi diz que ela é plenamente capaz de devolver uma ablação ao seu hospedeiro original, mas que isso acabaria com as memórias e experiências que a ablação teve em separado. Ela também diz a Toby que se uma ablação morre, o hospedeiro morre com ele, e vice-versa. Quando Toby percebe que precisa invocar a Sarah para o Labirinto, a fim de que a Mizumi restaure seus sonhos (a ablação), Moppet foge.

Enquanto isso, no mundo humano, Jareth foi ver a Sarah. Ela não o reconheceu imediatamente, mas aceita a explicação de que eles se conhecem da época do teatro. Durante este encontro, Jareth parece desapontado por Sarah ter feito tão pouco de si, mas percebe que sua vontade forte ainda está lá. É mostrado também que Sarah não tem lembranças de algum dia ter conhecido Jareth, e a razão disso não é revelada. Depois de deixar Sarah, Jareth procura e encontra um goblin específico, Cob, que havia sido banido para o mundo humano muitos anos antes. A partir dele, ele recupera uma pequena parte de seu próprio coração, que ele tinha dividido e deixado sob a guarda de Cob antes do seu poder começar a diminuir, e é tão potente como sempre. Com uma boa parte da sua magia restaurada, Jareth planeja sua vingança contra Sarah. Ele cria o Teatro Enigma Lain em um parque ao ar livre e envia um convite à Sarah.

Mizumi visita Drumlin nas masmorras. Embora Drumlin se desculpa, Mizumi diz que é tarde demais e que ela tem que ir "para casa". Moulin observa de um lugar escondido, e Mizumi reabsorve Drumlin. Drumlin e Moulin, é revelado, são ablações da própria Mizumi. Drumlin tinha sido uma ablação de sua esperança. Moulin decide ajudar Toby contra Mizumi, mas é capturada pelo agente de Mizumi, Esker.

Antes da coroação, uma das estranhas criaturas reptilianas encontra Toby, e lhe dá um aviso em forma de um enigma. Ele também dá um presente de Toby, um pequeno medalhão. A coroação de Toby ocorre. Depois de longos rituais, Toby passa por uma provação na qual ele localiza o Pathfinder, dando-lhe o controle direto sobre as paredes do labirinto. Pouco depois, Mizumi anuncia seu triunfo sobre Jareth e reivindica o Labirinto para si, colocando uma coleira em Toby. O exército goblin resiste, mas a chuva de Mizumi cai forte sobre eles e os derrotam. Candlewic, o capitão da guarda, trai Toby e Spittledrum sob ordens da Mizumi.

Mizumi confronta Moulin nas masmorras. Moulin e Drumlin, ela diz, são ablações das emoções que a tinha ligado com Jareth. Quando Moulin pergunta porque Mizumi se preocupou em criar seres que só poderiam morrer com ela ou como parte dela, Mizumi responde: "Não há outro caminho. Eu só não quero que eles saibam disso." Apesar disso, Mizumi está prestes a reabsorver Moulin como ela fez com Drumlin, mas é interrompida por Esker, que relata que Jareth fez contato com Sarah no mundo humano. Esta notícia perturba Mizumi, que ordena a Esker ir ao mundo humano e parar Jareth, mas Esker explica que ele não pode sair do Labirinto, o Pathmaker o impede. Mizumi percebe que deve haver outro jeito, e envia Esker pra matar Moppet, a fim de que Sarah morra também.

O volume termina com Toby, Skub, Spittledrum e Moulin presos, Moppet sobe os montes de lixo com sua maçã, e Sarah entrando na armadilha de Jareth.

Volume 4: Capa: Jareth, Sarah, Moppet e Toby.

Claro que não vou contar como termina a história! mas espero que tenha nteressado a vocês.

Comprei todos os 4 pelo site da Amazon.co.uk, mas devem estar disponíveis pela amazon americana, pelo ebay, e quem sabe outros meios via internet.

O autor Jake T. Forbes é aficcionado por goblins e tem um site dedicado à eles, bem como ao mangá, o Gobblin.net. Lá também tem muitos fanarts.





Toby e Moppet
Scan do mangá

Arte da capa do volume 4

Cliquem nas imagens para visualização em tamanho maior.

Tenham uma boa noite!



7 comentários:

  1. Ah, você tem que ver! É mágico! Obrigada pela dica, vou tentar fazer agora! Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, capas maravilhosas! Uow! Pena que os traços de dentro não sejam tão lindos.
    Não curti muito essa coisa de não aparecer muito os personagens antigos. Poxa, o filme foi tão lindo, os personagens tão legais, teriam que explorá-los mais. Sei lá.
    Mesmo assim quero muito. Ainda não tenho, mas quero demais! ;)

    ResponderExcluir
  3. Acho Labirinto uma obra Prima de Jean Henson, como se não bastasse os fofos dos Muppets que também é um belíssimo trabalho dele. Tenho o album orginal, o single de Underground e uma edição especial em DVD lançada no Brasil. Mas estou maravilhado com as edições literárias de RETURN TO LABYRINTH. e=)

    ResponderExcluir
  4. Putz, só agora fiquei sabendo que tem mangá!!! Muito bom seu post! Será que ainda dá pra encontrar e comprar??? Pelo menos pra download... você sabe?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Editora Online lançou, eu consegui comprar do 1 ao 3 mas fiquei sem o 4... tá difícil de achar, mesmo na internet... Eu procurei scan pra ler pq eu queria reler o vol 4, mas não achei. Na época tiraram os scans pq eram de propriedade da Tokyo Pop, mas a editora faliu né! Só que ninguém colocou ainda (pelo menos eu não achei)

      Excluir
  5. Você, por gentileza, poderia dar scan no volume 4? Tá difícil de encontrar e eu estou muito ansiosa para ler :(. Por favor, scan ou algo do tipo. Por favorrrrr :(
    Meu e-mail de contato é anamore_5@yahoo.com.br
    Se possível, muito obrigada!!!
    Ficarei eternamente agradecida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana! Infelizmente o vol 4 foi o único que não consegui comprar da Online editora... e os meus em inglês eu vendi...

      Excluir