segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Frankie Stein e Frankenstein

Olá!

Faz tempo que não posto aqui sobre Monster High porque estava postando como colaboradora no blog MH Word. Mas como todas as colaboradoras de lá, inclusive a dona do blog, sumiram, e eu o estava mantendo sozinho, resolvi deixá-lo em hiato e já que só eu estava postando, postar aqui no meu blog mesmo.

Vou transcrever pra cá os posts sobre as origens das monstrinhas, pois é uma sessão que continuarei fazendo. 

Eis a primeira: Frankie Stein!

Frankie por Everyday a Dollie
Frankenstein ou o Moderno Prometeu (Frankenstein: or the Modern Prometheus, no original em inglês), mais conhecido simplesmente por Frankenstein, é um romance de terror gótico com inspirações do movimento romântico, de autoria de Mary Shelley, escritora britânica nascida em Londres. O romance relata a história de Victor Frankenstein, um estudante de ciências naturais que constrói um monstro em seu laboratório. Mary Shelley escreveu a história quando tinha apenas 19 anos, entre 1816 e 1817, e a obra foi primeiramente publicada em 1818, sem crédito para a autora na primeira edição. Atualmente costuma-se considerar a versão revisada da terceira edição do livro, publicada em 1831, como a definitiva.

O romance obteve grande sucesso e gerou todo um novo gênero de horror, tendo grande influência na literatura e cultura popular ocidental. (wikipedia)


Realmente, o Frankenstein é um dos monstros mais conhecidos, acho que fica atrás só do Drácula e do Lobisomen (e isso é culpa da mídia atual).

Eu li o livro, da editora Martin Claret (é baratinho gente!) e é muito diferente das mídias adaptadas que vieram depois e concretizaram a imagem do monstro.

Só pra esclarecer, o nome do monstro NÃO é Frankenstein, Victor Frankenstein é o nome do médico que o criou, mas o monstro acabou ficando conhecido por esse nome mesmo.

Victor estava se dedicando a estudos alquimistas e queria descobrir os mistérios da criação. Após dois anos conseguiu criar o monstro.

O resumo do resto do livro está na wikipedia, mas eu realmente recomendo que vocês leiam o livro, e que também assistam ao filme:


Essa é a personificação mais fiel ao Franskenstein do livro original, e na verdade, segundo a descrição do livro, ele tem a pele amarela, e não verde:

Robert de Niro como Frankenstein

A idéia visual que se tem hoje do Frankenstein, com pele verde, cabeça achatada, pinos no pescoço, se deve ao filme de 1933:

Frankenstein 1933

Eis a noiva do Frankenstein. Agora já sabem de onde vem o cabelo preto e branco da Frankie!

Noiva do Frankenstein
A roupa xadrez da Frankie na minha opinião se inspira no fato de que assim como é o monstro, partes costuradas e remendadas, xadrez também parecem vários quadradinhos de tecido costurados a fim de formar um pedaço maior.

O Wazit foi inspirado no Fankenweenie, um curta do Tin Burton em que o garoto fica tão triste com a morte de seu cachorro, que o remenda e o traz de volta à vida com eletricidade.

Wazit

O curta tem só 30 minutos, assistam! (Só achei com legendas em espanhol...)


O curta está virando um longa animado:

2 comentários: