terça-feira, 21 de agosto de 2012

Draculaura e Drácula

Vamos ver as origens do Drácula, personagem no qual a Monster High Draculaura foi baseada (como filha dele). 


Draculaura por suruni

Creio eu que por causa da saga Crepúsculo, a nova geração tem uma ideia muito distorcida do que seja realmente um vampiro (clássico), e por incrível que pareça, muitos nunca ouviram falar no Drácula! (Blasfêmia!) Vou então falar um pouquinho dele.


O livro Drácula foi escrito em 1897 pelo autor irlandês Bram Stoker, tendo como protagonista o vampiro Conde Drácula, que é sem dúvida, o mais famoso conto de vampiros da literatura.

Leiam o livro completo AQUI, ou se quiserem apenas a resenha, leiam AQUI.

Mas Bram Stoker não inventou o Drácula, há uma história por trás da história...

Segundo Salvador Laviano, a origem da palavra Drácula vem da ordem do Dragão, Dracul, e o acréscimo da letra “A” no nome, indica que fulano é filho de beltrano: Drácula, filho de Dracul. Sendo o nome Vlad Tsepesh ou Dracula.

Vlad Tsepesh

Vlad Dracula (pronuncia-se Dracúlea) ou Vlad, o Empalador foi um príncipe vivo e real no qual Bram Stoker baseou o famoso Conde Drácula. Nasceu na Transilvânia em 1431, na cidade de Sighisoara, ou Schassburg. Seu pai, Vlad Dracul (Vlad, o Demônio) pertenceu à Ordem do Dragão, cujos membros fizeram um pacto de luta eterna contra os turcos. Tal como seu pai, Vlad também pertencia a esta ordem. O nome Dracul, em romeno, significa Dragão ou Demônio, e se tornou o símbolo de seu pai porque ele usava a figura do dragão em suas moedas. Com a idade de apenas 13 anos, Drácula foi capturado pelos turcos, que o ensinaram a torturar e empalar pessoas. Mas foi sob o seu reinado na Transilvânia, um principado que se situava entre a Moldávia e a Valáquia, de 1456 a 1462 que ele realmente teve a chance de usar seus conhecimentos. Foi também nessa época que aconteceu a maioria das estórias.

O atual castelo de Drácula fica ao norte da valaquiana cidade de Tirgoviste. Vlad Tsepesh aka Dracula morreu em 1476. A tumba de Drácula foi aberta em 1931 mas ela continha, apenas,  um deteriorado esqueleto, uma coroa de ouro, uma gargantilha com a idéia de uma serpente e fragmentos de um traje em seda vermelha, com um sino costurado nela. Infelizmente todas essas coisas foram roubadas do History Museum of Bucharest (Museu Histórico de Bucharest), onde foram depositadas.

Como podem ver, várias adaptações cinematográficas foram feitas do Conde Drácula:

Dracula 1931, Van Hellsing 2004
Dracula 1992
A caracterização mais legal dele, na minha opinião, é a do jogo Castlevania:

Castlevania
Recomendo que vocês assistam à comédia Drácula - Morto mas Feliz. É super divertido, e como não é violento, todos podem ver.


No 4º e último livro de MH, é revelado que a Laura estava doente, e o Drácula a transformou em vampira para que ela não morresse, a adotou como filha e ela passou a se chamar Draculaura. Deu a entender que o Drácula era apaixonado pela mãe dela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário