sexta-feira, 6 de julho de 2012

Correios: “Operação Maré Vermelha” da Receita Federal

Perceberam que as encomendas estão demorando meses para chegar? Estou aguardando até hoje compras que fiz em abril... não só Barbies como itens (principalmente perucas) para cosplay.

Eu só fui entender o que está acontecendo, e com muita frustração, depois de ler o post da anjinha do blog Vida de Cosplayer, porque é um assunto muito relevante para quem faz compras no exterior.

Entenda o que está acontecendo e como isso afeta você consumidor(a)
  Todo mundo que recebe em casa produtos importados deve estar notando que ultimamente há uma demora maior para chegar, quando não, ou também, vem com uma taxação que antes não ocorria ou que aumentou....
De repente vem um aviso da agência dos Correios mais próxima dizendo que a sua mercadoria está lá aguardando que você pague as taxas para retirar. Pois é!  Você foi mais um contemplado pela “Operação Maré Vermelha” da Receita Federal.
O que é isso?
Como o governo percebeu que as importações aumentaram muito (bom, isso graças à nossa moeda ter se fortalecido no passado em relação ao dólar e graças à própria “ajuda” do governo tributando pesadamente os produtos nacionais), ele, o governo, resolveu como sempre segurar a onda da maneira mais fácil: tributando mais os produtos que vêm de fora e assim ganhar ainda mais dinheiro.....
Para isso, o que o pessoal da Receita acaba fazendo com os itens que chegam é transferir mais produtos do Canal Verde (liberação mais rápida) para o Canal Vermelho, um pente fino, onde eles conferem as encomendas e as Notas Fiscais (ou Invoices, nos termos internacionais).  Daí o nome “Maré Vermelha”.
E então o que acontece?
Com mais pacotes sendo verificados todos os dias ocorre um atraso na liberação, pois o número de funcionários que faz isso não aumentou, lógico, o quanto deveria.....
Na teoria a escolha dos pacotes / produtos que vão para o canal vermelho é aleatória, mas no fim eles acabam prestando mais atenção a certos setores ou se baseando no histórico do importador.
E eu, como sou afetado?
Embora as empresas também tenham sido afetadas pela medida, o consumidor que importa diretamente tem sido o mais prejudicado.  Em 2011, foram feitas mais de 4,8 milhões de operações de importação entregues por via postal no país.
Os produtos que tem sido o principal alvo são os bens de consumo não duráveis como artigos de vestuário (roupas, calçados, bolsas, etc.), brinquedos (incluídos aí jogos de computador), eletroeletrônicos, perfumes, e mais recentemente artigos como cosméticos e maquiagens “top”.
O fato é que a chance de sermos tributados é muito maior agora, então comece a contar com isso, deixando a chance de não ser tributado(a) para uma exceção ou sorte ocasional.
Em poucas palavras, faça suas contas sobre se compensa trazer de fora sempre levando as taxas em consideração e nesse caso nunca esquecendo de se armar de paciência para aguardar a chegada da mercadoria.
Quanto tempo essa operação vai durar?  É complicado dizer, com certeza nem a Receita sabe.  Do jeito que o dólar anda subindo, pode até ser que uma hora a restrição vá abrandar, mas quem garante?
Como tem funcionado?
Bom, os produtos que chegavam antes em casa em até 30 dias e livres de impostos, agora podem demorar de 60 a 90 dias e ainda incidir taxa, normalmente de 60%.  Outra coisa que temos notado é que o valor de referência usado para a taxação, vem sendo a soma do produto mais frete, o que antes não acontecia...
Outra reclamação freqüente tem sido a de estarem taxando até mesmo itens abaixo de US$ 50 – o que pela legislação atual não poderia.
Quando desconfia que o valor do produto declarado está menor do que deveria pela descrição na invoice (NF), a Receita utiliza uma tabela que só ela tem (...), que daria os valores “reais de mercado” e aí ela calcula o tributo em cima disso. Ou seja, se o carinha da fiscalização acha que o produto que você pagou US$ 30,00 custou US$ 70,00, ele vai aplicar o tributo em cima dos US$ 70,00 + US$ 30,00 de frete! :) O tributo sai por US$ 60,00 (mais caro do que o próprio produto).
Se a taxação do seu produto vir muito acima do que seria correto, você pode preencher um formulário nos Correios e pedir uma reavaliação, o que em alguns casos pode funcionar. Outra opção é simplesmente não receber o produto. Neste caso, o produto é encaminhado de volta para o remetente. 
Dicas, dicas, dicas...
Alguns toques sobre o que faz o consumidor importador direto se arriscar mais ou menos:
  • Volumes grandes, independentemente do peso e valor declarado: risco maior
  •  Itens pesados, independentemente do volume: risco maior
  •  Valor da encomenda + frete acima ou muito acima de US$ 50: risco maior
  •  Remetente é pessoa física, e não loja: risco menor
  •  Fretes prioritários, Express, ou por FedEx, DHL, etc (fretes mais caros): risco maior
  •  Produtos que se enquadram nas categorias de vestuário, eletroeletrônicos, perfumes e cosmética, brinquedos, games: risco bem maior

Finalizando, o que recomendamos
Antes dessa situação, a maioria dos vendedores de produtos importados que enviavam suas mercadorias diretamente do exterior para o consumidor, garantiam o reembolso de tributos caso isso acontecesse. Hoje em dia, o importador não assume mais essa responsabilidade, dados os riscos atuais. 
De quem é a responsabilidade do tributo? É do destinatário. Por isso, prestem atenção: os produtos por encomenda são mais baratos, mas o risco com a demora e tributação é todo seu. 
Enquanto essa operação Maré Vermelha continuar, o que recomendamos é que tentem comprar seus produtos a pronta entrega. A princípio podem parecer mais caros, mas vão sair mais baratos no final pois não haverá risco de tributação e de demora abusiva para recebê-los. 

E é isso aí.  Até dei uma parada nas encomendas... Não vou ficar comprando mais coisas enquanto as anteriores não chegarem u.u Vamos ver se eu aguento XD Mas que é chato, isso é. E muito.


Tenham um bom dia

4 comentários:

  1. Que coisa, ein? Uma dica super válida, muito importante!
    Obrigada por compartilhar conosco (além da alta do dólar, vou pensar duas vezes antes de comprar algo do exterior).
    Beijo
    Samira

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  2. Olá a partir de Espanha: no meu país os pacotes de envio por correio também são muito caros. Então eu tento não comprar muitas coisas no exterior, porque o transporte é mais caro que o produto que eu comprar. Manter contato
    ((Hello from Spain: in my country the shipping packages by courier are also very expensive. So I try not to buy many things abroad because shipping is more expensive than the product I buy. Keep in touch

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  3. Nossa que putaria ¬¬

    Eu tinha feito uma compra, com um valor pequeno, passou trinta dias e o produto não veio, a loja está localizada no rio de Janeiro e eu sou de Sampa, liguei pra lá e eles ressarciram o dinheiro, o problema nem foi de entrega, mas o estoque .-.

    Você poderia me indicar lojas de sua confiança?
    *---*

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  4. Agora entendi porque minhas encomendas estão demorando... Poxa, sacanagem isso :/
    ----------------------
    Infelizmente eu não pude ir em nenhum dos eventos, mas irei no amapanime em setembro (vai ser em setembro mesmo não é?)
    Moro em macapá sim ^^ Não sou lollita, mas acho muito lindo e até tenho algumas roupas no estilo e gosto muito de animes também :)
    kissus

    Cherry Bomb || Fanpage

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