sábado, 4 de junho de 2011

Mais SteamPunk!

Hoje topei com uma matéria tão legal sobre SteamPunk no site brasileiro dedicado à Pullip, que vou transcrever aqui!

Eis a coleção Pullip Steampunk que está sendo lançada, não é uma graça?

Protótipo
Dolls reais
Para quem não conhece NADA de steampunk, sua definição de maneira curta e grossa, é o conceito de se ter uma tecnologia avançada, através dos recursos de um determinado período do passado. Geralmente o período da revolução indústrial (final do século XIX e início do Século XX).

Podemos ver diversas engenhocas movidas a vapor, ou carvão por exemplo. Que eram os combustíveis disponíveis na época. (Avião com chaminé, e computador a vapor são normais dentro do parâmetro…rsrs)



O steampunk em sua essência, é um estilo literário comtemporâneo. Digo isso pois, por mais que tenham sido escritos como histórias futuristas (na própria época em que ocorre a história, ela geralmente também foi escrita), só foi classificado como um estilo literário hoje. E ainda assim, é um dos mais recentes estilos, tendo sido concebido a pouco mais de um século. “A viagem ao centro da Terra”, de Júlio Verne, por exemplo, é um clássico dessa literatura.

No quesito filme, temos diversos exemplos. Como o mais conhecido é Mad Max.
Temos também filmes como:
• A liga extraordinária
• As loucas aventuras de James West
• Van Hellsing
• Planeta do Tesouro
• Capitão sky
• 9 (nine)
• Atlântida - O Reino Perdido… Enfim… Muitos mais.


Para os otakus de plantão… Temos os animes:
• Clover
• Robot Carnival
• Last Exile
• Fullmetal Alchemist
• Nausicaa
• O Castelo Animado
• Laputa



Pois bem. Muita gente confunde Steampunk com Cyberpunk. Ambos são estilos muito próximos, e ao mesmo tempo, com diferenciais muito marcantes e decisivos para a distinção um do outro. Ambos os gêneros marcaram muito a década de 80. Porém, Cyberpunk se refere a ficção científica futurista, com altíssima tecnologia, porém baixa qualidade de vida. Tecnologia e falta de acesso. Camadas muitos pobres, gente suja de fuligem na cara, etc.

É o caso dos filmes “AI Inteligência artificial”, “ O quinto elemento”, “Blade Runner”, aquele da prisão do futuro, com a Sandra Bullock (não lembro o nome) entre muitos, realmente MUIIIIIITOS outros.

Enquanto o steampunk é originalmente, como dito acima. Tecnologia prematura. Computadores de madeira, aviões a vapor… Enfim. Engenhocas mescladas com ambientações do século XIX.

Hoje, o steampunk literário e o steampunk cinematrográfico passaram a fazer parte da moda das ruas do mundo, chegando devagar e sempre..rsrs.. Até chegar em São Paulo.

Na Avenida Paulista já é possível encontrar adeptos do “estilo steampunk” pelas ruas. Eles se encontram por lá.. Tem dias e horários marcados e, pasmem. Alguns são marcados pelo flickr. Geralmente pelo perfil “Conselho steampunk”. Em eventos de anime, andam aparecendo muitos grupos de steampunks também.


Para fechar, vou mostrar um pouco mais do “estilo steampunk”, pois acreditem, eu resumi muiiiiiiita coisa relacionada ao gênero.

Ou seja, se curtiram… Pesquisem, pesquisem! “Eu lhes mostro a porta, vocês devem atravessá-la sozinhos”, disse Orfeu (do Matrix), quem sou eu para contrariá-lo, né? Rsrsrs… (Por sinal, matrix é meio cyberpunk e exageradamente filosófico).

Pois bem, o estilo se resume a um tipo de “Inspetor Bugiganga do Século XIX”. Hehehehe… São roupas com muito marrom, muito verde musgo, Muito bordô. Com corsets, cintos, frascos, máquinas, máscaras de gás, óculos de lupa. Enfim. Algumas garotas usam asas de metal nas costas… Relógios de bolso com mecanismos aparentes…. Muitos apetrechos de função desconhecida….rsrs….









FONTE


Tenham um bom dia!

6 comentários:

  1. nossa!, as dolls são bem creativas e legais mesmo!
    olha o site q eu disse era mybannermaker, mas deixa pra lá!

    faz uma caixinha link-me!
    tá na última postagem do meu blog!

    e eu já coloquei seu banner nas parcerias do meu blog (na lateral), com o link do seu blog!
    ah!, e acabei de ver q pegou meu banner
    obg e bjus!

    ResponderExcluir
  2. Funny that you should post the steampunk Pullip dolls! I acquired Dal from this series recently as an early birthday present.

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro full metal alchemist e nunca tinha notado nas engenhocas que formavam esse estilo ai xD~~

    ResponderExcluir
  4. Gostei da foto das Pullips, as bonecas são lindas.
    O Alê está perguntando no meu blog sobre as roupinhas do Justin Bieber, ele quer saber se elas servem para o Ken, nesse post aqui: http://pinkdoll.com.br/?p=1564#comments
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. As Loucas Aventuras de James West é uma bomba, mas eu sempre achei o máximo o visual do filme. Graças a você agora sei dar um nome àquele estilo. hehehe. Sério mesmo, aquela aranha mecânica gigante é uma das coisas mais bem-feitas, até hoje fico babando. Sem falar na maravilhosa cadeira de rodas que o vilão usa.

    M. Linden
    (http://www.fotolog.com/miekelinden)

    ResponderExcluir